|
Neste módulo você terá a oportunidade de conhecer as barreiras para o uso racional de medicamentos (URM) e maneiras de enfrentá-las. Compreenderá também como sua atuação profissional pode contribuir para um melhor uso dos medicamentos, auxiliando, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Medicamentos são importantes recursos terapêuticos na cura de doenças, na minimização de sintomas e na prevenção de patologias. Eles tiveram importante papel na transição epidemiológica, contribuindo para o aumento da expectativa de vida da população mundial. Por outro lado, também são um dos principais causadores de intoxicações em crianças e adultos, levando, em casos mais severos, a internações hospitalares e a óbitos.
Você já se perguntou o porquê disto? Enfim, os medicamentos são “mocinhos” ou “bandidos” em nossa sociedade? Ou melhor, existe essa dicotomia? Esta e outras reflexões serão propostas neste módulo, desenvolvido para promover a construção de conhecimentos acerca do uso racional de medicamentos.
Esperamos que você aproveite ao máximo as informações que virão a seguir!
Bons estudos!
|
|
| |
1 | Nesta unidade apresentaremos os principais conceitos utilizados quando administramos racionalmente os medicamentos. O nosso objetivo é que você se aproprie deles e reflita sobre a necessidade do uso racional de medicamentos na prática clínica.
Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos assistindo ao VÍDEO. Após, acesse o CONTEÚDO ON-LINE e realize as atividades de auto-avaliação.
|
|
2 | Nesta unidade você terá oportunidade de conhecer algumas ferramentas importantes para a promoção do URM, refletir sobre a hora da prescrição e a hora da dispensação, levando em consideração as questões já apresentadas.
Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE. Ao finalizar os Objetos de Aprendizagem, não se esqueça de realizar as atividades de auto-avaliação.
|
|
3 |
Nesta unidade você entrará em contato com alguns desafios e estratégias do URM, considerando os aspectos práticos da prescrição e dispensação de medicamentos e da adesão ao tratamento.
Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE. Ao finalizar os Objetos de Aprendizagem, não se esqueça de realizar as atividades de auto-avaliação.
|
|
4 |
Caso deseje, clique aqui para baixar em seu computador o conteúdo do Módulo 12 em PDF para você imprimir. |
|
6 |
A avaliação desse Módulo também é entendida como um processo evolutivo e dialógico entre os sujeitos envolvidos. O referencial pedagógico do Curso se propõe, neste Eixo, a refletir sobre a assistência em saúde, tendo como suporte conteúdos optativos para complementação da sua formação enquanto Especialista em Saúde da Família.
Neste Módulo existem 2 modalidades avaliativas. Em uma, será atribuída uma nota, noutra apenas será necessária a sua efetiva participação. Abaixo o detalhamento de cada avaliação:
- AUTO-AVALIAÇÃO: ao final de cada Objeto de Aprendizagem do conteúdo on-line está proposto um exercício de reflexão e fixação do conteúdo estudado. Esta atividade avaliativa é obrigatória e terá correção automática no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), porém não terá uma nota atribuída.
- AVALIAÇÃO DO MÓDULO 12: durante o Módulo 12, a partir de sua atuação profissional você deverá descrever uma situação problema relacionada ao uso racional de medicamentos, descrever como se realiza ou deveria realizar a promoção do URM e montar um fluxo de adesão ao tratamento de pacientes hipertensos e diabéticos. Essa será a atividade avaliativa do Módulo 12 que terá atribuição de nota. Ela poderá ser discutida com o tutor ao longo do módulo utilizando a ferramenta DIÁRIO, que está disponível abaixo. Clique aqui e leia as orientações para a avaliação. Os critérios de avaliação também estão disponíveis. Clique aqui para acessá-los.
|
|