EaD-UFSC / UNA-SUS Universidade Federal de Santa Catarina

Wednesday, 1 May 2024, 23:27

Site: Moodle UNA-SUS/UFSC
Curso: Moodle UNA-SUS/UFSC (UNA-SUS)
Glossário: Perguntas Frequentes

G

: Os estudantes em geral têm permissão para criar tópicos nos fóruns, assim como para postar respostas, a exceção do 'Fórum de Notícias' o qual, em função de suas características, não permite tais operações a estudantes.

Os tipos de fóruns disponíveis no Moodle são:

Discussão simples - é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.

Fórum geral - é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.

Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico - cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidade. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.

Fórum Perguntas e Respostas - neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Depois disto pode também responder as mensagens do grupo. isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente.

: Quando um usuário (professor, estudantes, etc.) é cadastrado no Moodle UnA-SUS/UFSC, lhe é atribuída uma senha aleatória. Ou seja, a senha de acesso é diferente daquela utilizada em outros sistemas computacionais tais como CAGR e CAPG.

Para obter ou alterar sua senha, proceda como se você a tivesse esquecido, ou seja, siga as orientações contidas na página de acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC (http://unasus.moodle.ufsc.br/login), pressionando o botão "Sim, preciso de ajuda para acessar".

Nesta tela, preencha sua identificação de usuário (cpf ou matrícula, dependendo do caso) e clique no botão "OK". Após isto, o Moodle lhe enviará uma mensagem contendo uma URL no formato "http:// ..." que precisa ser visitada para confirmar o pedido de alteração de senha. Este passo visa garantir que de fato foi você mesmo que solicitou a alteração de senha, e não outra pessoa qualquer.

No corpo desta mensagem, clique sobre o texto desta URL (em geral é um texto escrito em azul ou sublinhado), fato que resultará na visualização de outra página na qual aparecerá uma mensagem indicando que uma nova mensagem contendo sua senha de acesso foi enviada para sua caixa postal. Nesta mesma tela há orientações para trocar esta senha para outra de sua preferência, se desejar.

Em alguns provedores a exemplo do TERRA (terra.com.br), ao clicar no texto citado acima pode ser que apareça uma tela de erro indicando que o endereço (URL) é inválido. Esta é uma falha do provedor, e não do Moodle. Nesta situação, sugerimos que você copie (ctrl-c) a URL e cole (ctrl-v) diretamente na barra de endereços de seu navegador. Isto deve bastar para resolver o problema.

Note que o recebimento destas mensagens pode demorar alguns instantes (coisa de minutos; uns 30 minutos não é incomum) pois há diversos fatores que podem gerar um retardo na entrega das mensagens, a exemplo de:
  • sobrecarga na rede;
  • sobrecarga no servidor de mensagens de seu provedor;
  • rejeição temporária em função da quantidade de mensagens enviadas pelo Moodle para usuários de provedores como Hotmail, Yahoo, etc.
Também pode acontecer destas mensagens serem indevidamente classificadas como "spam" ou como "lixo eletrônico" em seu provedor. Caso percebas uma demora demasiada no recebimento destas mensagens, sugerimos que verifiques se elas não foram postas numa destas categorias em seu provedor.

Se ao seguir este procedimento você não receber uma destas mensagens, sugerimos que repitas o procedimento desde seu início. Caso tenhas recebido somente a primeira mensagem a já tenhas confirmado o pedido de alteração de senha, não adianta clicar novamente nesta confirmação pois nesta situação o Moodle lhe apresentará uma mensagem de erro indicando que esta confirmação já foi realizada.


: Após identificar-se, procure a caixa intitulada "Administração do site" e clique no item "Relatórios". Há, ali, uma opção denominada "Permissões dos papéis" que dá acesso a um formulário no qual podem ser selecionados 1 ou mais papéis sobre os quais se deseja ver (comparativamente) as permissões.

Detalhes sobre a legenda e sobre o sistema de permissões de papéis do Moodle podem ser vistos na seção de "Tutoriais e Textos" da tela inicial do Moodle UnA-SUS/UFSC.
: Seguindo os passos descritos na pergunta "Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle UFSC", o Moodle lhe enviará por email sua nova senha. Como é o próprio sistema Moodle que gera a senha, é pouco provável que ela não funcione. Em geral esta falha ocorre numa das seguintes situações:
  • não foi observada a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;
  • está acionada a tecla de trava-maiúsculas (caps lock) que resulta na digitação exclusiva de letras maiúsculas;
  • faltou digitar algum caractere especial do tipo: ponto (.), ponto e vírgula (;), dois pontos (sorriso, etc;
  • confusão visual entre o número "um" (1) e a letra "ele" minúscula (l), ou entre o número "zero" (0) e a letra "o" maiúscula (O).
: Ao alterar seu perfil, observe que há alguns campos que precisam ser obrigatoriamente preenchidos (os que estão marcados com um asterisco), em particular o campo "Descrição" (um texto livre que procura descrevê-lo). Caso contrário, as alterações não serão salvas.