EaD-UFSC / UNA-SUS Universidade Federal de Santa Catarina

Sunday, 28 April 2024, 06:57

Site: Moodle UNA-SUS/UFSC
Curso: Moodle UNA-SUS/UFSC (UNA-SUS)
Glossário: Perguntas Frequentes

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: Os endereços eletrônicos dos professores no Moodle UFSC são mantidos em sincronia com os dados constantes no CAGR (Sistema de Controle Acadêmico da Graduação), CAPG (Sistema de Controle Acadêmico da Pós-graduação) ou ADRH (Sistema de Administração de Recursos Humanos), conforme o caso. Assim, a sua atualização precisa ser feita diretamente num destes sistemas, sendo que a alteração efetiva no Moodle UFSC ocorrerá na próxima sincronização de dados do Moodle UFSC com o CAGR/CAPG.

Segue abaixo orientações para alteração de email em função da relação do professor com a UFSC:
  • professores de ensino superior do quadro efetivo da UFSC (incluindo os temporários): os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos respectivos departamentos;
  • professores externos (especiais) que atuem na graduação: os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos respectivos departamentos;
  • professores dos colégios (aplicação, agrícolas, etc.) que atuem na graduação: os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos departamentos;
  • professores dos colégios (aplicação, agrícolas, etc.) que atuem na pós-graduação: os dados são obtidos do ADRH, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas no setor de Recursos Humanos no andar térreo do prédio da Reitoria;
  • professores externos à UFSC que atuem na pós-graduação: os dados são obtidos do CAPG, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas na coordenadoria do respectivo programa de pós-graduação.
: O Moodle oferece ferramenta para realizar cópia de segurança (backup) e restauração desta cópia (ver opções "Backup" e "Restaurar" na caixa de Administração do curso Moodle). Sendo assim, sugere-se realizar backup do curso original e restaurá-lo no Moodle UnA-SUS/UFSC.
: Veja tutorial sobre como copiar contéudo de uma turma para outra.
: Todos os professores são automaticamente cadastrados no Moodle UFSC desde que seus dados cadastrais estejam corretos no CAGR ou CAPG, conforme o caso, em particular o endereço de email que é obrigatório. Em caso de dúvida, por favor dirija-se à secretaria de seu departamento para confirmar a correção de seus dados no CAGR, ou à secretaria de seu curso de pós-graduação para o caso do CAPG.

O "Nome de Usuário" para acesso ao Moodle UFSC é seu número de CPF . Para obter ou alterar a senha de acesso, por favor veja a pergunta "Geral: como obtenho minha senha de acesso ao Moodle UFSC".
: Ao término do período letivo, as notas finais dos estudantes registradas no Moodle UnA-SUS/UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostas para o CAGR. Para isto, as notais finais devem atender ao exposto na Resolução 017/CUN/97, ou seja, "graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco)". Há um tutorial "Agregando notas de provas e trabalhos" que mostra como atender esta resolução ao atribuir notas aos estudantes no Moodle UFSC.

Após transposição das notas finais para o CAGR, o próprio professor (caso tenha senha de acesso) ou o secretário do departamento correspondente pode imprimir a lista de aproveitamento diretamente no CAGR já com as notas impressas e pronta para ser assinada pelo professor. Busque orientações sobre isto na secretaria de seu departamento.

Para transpor as notas do Moodle UFSC para o CAGR, clique no item "Notas" da caixa de administração da turma. Na tela de "Relatório de Notas", selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções à esquerda logo abaixo do código de sua disciplina. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAGR. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez durante o período de digitação de notas registrado no CAGR.

No caso da turma ter sido agrupada junto com outras turmas, o procedimento é similar, devendo ser feito na turma afiliada propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a turma e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe caso não haja conteúdo nem notas registradas na turma afiliada. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, as notas são automaticamente buscadas no agrupamento.

Procure em seguida a secretaria de seu departamento para emitir a lista de aproveitamento e assiná-la.
: Ao término do período letivo, os conceitos finais dos estudantes registrados no Moodle UnA-SUS/UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostos para o CAPG. Para isto, os conceitos finais devem atender ao exposto na Resolução 010/CUN/97. Há um tutorial "Configurando conceitos para a pós-graduação" que mostra como atender esta resolução ao atribuir conceitos aos estudantes de pós-graduação no Moodle UFSC.

Para transpor os conceitos do Moodle UFSC para o CAPG, clique no item "Notas" da caixa de administração da turma. Na tela de "Relatório de Notas", selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções à esquerda logo abaixo do código de sua disciplina. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAPG. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez.

No caso da turma ter sido agrupada junto com outras turmas, o procedimento é similar, devendo ser feito na turma propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a turma e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe caso não haja conteúdo nem notas registradas na turma. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, elas são automaticamente buscadas no agrupamento.
: Em cada turma o Moodle disponibiliza automaticamente um "Fórum de Notícias" (http://docs.moodle.org/en/News_forum) especialmente dedicado a anúncios e notícias. Este fórum está disponível no topo da sessão central da página de cada turma. Seguem algumas informações sobre este fórum:
  • a configuração padrão deste fórum força todos os inscritos na turma a estarem subscritos no fórum, ou seja, que todos receberão via email as postagem neste fórum (a exceção são aqueles usuários que explicitamente optaram em seu perfil por não receber mensagens via email);
  • por padrão apenas os professores e estagiários de docência podem postar notícias neste fórum;
  • o mecanismo de grupos (visíveis e separados) está disponível neste fórum, fato que possibilita o encaminhamento de notícias a grupos específicos;
  • as notícias ficam publicadas no fórum podendo ser lidas/consultadas pelos inscritos em qualquer instante;
  • ao postar uma notícia há uma opção para enviar o email "agora". Se não for feita tal opção a mensagem demora cerca de 30 minutos para ser distribuída pois este é um tempo dado ao anunciante para alterar a notícia antes dela ser efetivamente distribuída.
: O Moodle possui todo um mecanismo que controla o que um usuário pode ou não pode fazer. Este controle baseia-se na atribuição de papéis. Assim, cada usuário pode fazer aquilo que lhe é permitido em função de seus papéis no ambiente. Uma visão geral sobre este mecanismo é descrito no texto: "Sistemas de Permissões e Resolução de Conflitos do Moodle 1.9".

No caso do Moodle UFSC, as permissões específicas de cada papel podem ser visualizadas no relatório de "Permissões dos papéis" disponível na caixa de "Administração do site" da área do usuário (Meu Moodle).
: Uma das possibilidades está relacionada à utilização da versão 6 do navegador MS Internet Explorer, o qual tem apresentado incompatibilidades com a interface do Moodle, especialmente nas operações de edição de conteúdo. Esta versão não é mais suportada pela Microsoft. Para os usuários de Windows, sugere-se atualizar o Internet Explorer para a versão 7 ou superior. Outra opção é utilizar outro navegador, como o Firefox.

Com certa frequência, isto também ocorre quando se cola textos copiados do MS-Word. Nesta operação, o MS-Windows inclui caracteres espúrios no texto, os quais geram incompatibilidades com recursos avançados do Moodle. Duas formas de resolver esta questão são:
  • desativar o uso de recursos avançados (AJAX and Javascript) no seu perfil;
  • limpar os caracteres espúrios adicionados pela operação de cópia e cola de texto do MS-Word.