| |
| | | 2 | |
| | 3 |
Lembramos que o conteúdo do Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade a Distância está dividido em 3 Eixos, cada um com seus respectivos Módulos (disciplinas). Nesse momento, apresentamos a você como o Eixo 2 está estruturado e qual sua forma de avaliação.
|
| | 4 |
Caro especializando, estamos iniciando o primeiro módulo do Eixo II. Nesse momento, vamos estudar os aspectos assistenciais do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família focalizando a Saúde da Criança. Neste módulo, esperamos que você consiga compreender as relações e implicações do contexto epidemiológico, social, ambiental, e político à saúde da criança, bem como reconhecer as políticas e programas de proteção à infância, de promoção da saúde e de atenção e vigilância às doenças mais comuns nesta fase da vida.
Ao longo do Módulo 5 – Saúde da Criança, você estudará 6 unidades subdivididas em duas partes:
Parte I – Ações Integradas na Saúde da Criança, comum a todos profissionais. Ela trata da contextualização da saúde da criança, abordando aspectos políticos e legais, as relações da criança com o ambiente e a família, o planejamento das ações da Equipe de Saúde da Família.
|
|
Parte II – Ações Específicas na Saúde da Criança, que aborda habilidades assistenciais específicas de sua profissão, apresentando as questões mais freqüentes do cotidiano e alguns pontos polêmicos que podem gerar dúvidas na prática assistencial. Cada categoria profissional terá, nesse momento, um conteúdo específico.
Lembramos que é importante que você acompanhe todas as atividades e esteja atento às informações disponibilizadas ao longo do percurso deste módulo, que terá a duração de 6 semanas.
No final desta página, está o detalhamento da avaliação do Módulo 5, a qual sugerimos que você realize ao longo do Módulo. E se lembre que o tutor está sempre pronto para contribuir com você.
Bons estudos! |
| | 5 |
Nesta unidade, apresentaremos alguns dos desafios contemporâneos à saúde da criança, as bases legais de proteção à infância e os principais eixos de atenção integral à saúde da criança no Brasil. Assim, objetivamos que você consiga refletir sobre os pactos, políticas e programas de atenção à saúde da criança e como seu trabalho pode contribuir para uma vida mais saudável das crianças de sua região.
Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos assistindo ao vídeo. Após, acesse o CONTEÚDO ON-LINE e realize as atividades de autoavaliação. Por fim, inicie a sua participação no Fórum de Conteúdo: Saúde da Criança.
|
| | 6 |
Na Unidade 2, abordaremos a importância do trabalho da Equipe de Saúde da Família na Atenção à Saúde da Criança. Serão destacados o cadastramento familiar, o planejamento das ações em equipe, as ações de matriciamento em pediatria, as ações educativas e as ações intersetoriais na prevenção dos principais agravos à saúde da criança.
Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de autoavaliação e continue participando do Fórum de Conteúdo.
|
| | 7 |
Nesta Unidade, você estudará questões complexas relacionadas à criança, ao ambiente e à sua família, com as quais o profissional da Equipe de Saúde da Família deve estar apto a lidar. Serão tratados temas como a comunicação com a criança e a família e entre a criança e a escola. Importantes orientações para a prevenção de acidentes e riscos à saúde da criança também serão abordados.
Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE e realize as atividades de autoavaliação. Não deixe de continuar a sua participação no Fórum de Conteúdo.
|
| | 8 |
-
Nesta unidade, você revisará conceitos relativos ao processo de crescimento e desenvolvimento da criança e os marcadores para cada faixa etária como parte da complexidade do processo envolvido em cada etapa. Além disso, retomará aspectos instrumentais da avaliação e do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e discutirá o papel do enfermeiro e de outros profissionais nesse processo.
Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de autoavaliação e continue participando do Fórum de Conteúdo.
- Inicie a Unidade 4 acessando o conteúdo on-line Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 4 pode ser lido em PDF Documento PDF
-
Nesta Unidade, serão estudados as ações e os procedimentos relacionados ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na Atenção Básica de Saúde. Serão discutidos também ações relativas à alimentação e o processo de desmame, bem como os cuidados à saúde bucal. O objetivo é ampliar os padrões de avaliação das mudanças de cada faixa etária, identificar seus principais fatores de risco e discutir as orientações médicas.
Para tanto, recomendamos que você prossiga seus estudos acessando o CONTEÚDO ON LINE, e não esqueça de realizar as atividades de autoavaliação ao final de cada objeto de aprendizagem.
- Inicie a Unidade 4 acessando o conteúdo on-line Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 4 pode ser lido em PDF Documento PDF
-
Nesta Unidade, discutiremos as ações coletivas de promoção da saúde da criança e ações de prevenção das principais doenças bucais na infância, considerando os espaços educativos das escolas, creches e a Unidade Básica de Saúde.
Para tanto, recomendamos que inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE e realize as atividades de autoavaliação ao final de cada objeto de aprendizagem.
- Inicie a Unidade 4 acessando o conteúdo on-line Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 4 pode ser lido em PDF Documento PDF
|
| | 9 |
-
-
Nesta Unidade, você terá oportunidade de estudar as evidências para o acompanhamento clínico de puericultura, no sentido de realizar ações relacionadas à detecção precoce de doenças na criança e as ações de prevenção.
Para tanto, sugerimos que inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE e realize as atividades de autoavaliação ao final de cada objeto de aprendizagem.
- Inicie a Unidade 5 assistindo ao vídeo - Clique aqui Arquivo
- Em seguida, acesse o conteúdo on-line da Unidade 5 Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 5 pode ser lido em PDF Documento PDF
-
Nesta unidade, você estudará as ações relacionadas ao acompanhamento de crianças na atenção básica e as ações da enfermagem na promoção e proteção do crescimento e desenvolvimento infantil, destacando a consulta de puericultura, a identificação de fatores de risco, os instrumentos utilizados na avaliação do crescimento e desenvolvimento, a imunização, bem como a alimentação na primeira infância e a importância da família no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.
Recomendamos que você acesse o CONTEÚDO ON-LINE e realize as atividades de autoavaliação ao final de cada Objeto de Aprendizagem.
- Inicie a Unidade 5 assistindo ao vídeo - Clique aqui Arquivo
- Em seguida, acesse o conteúdo on-line da Unidade 5 Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 5 pode ser lido em PDF Documento PDF
Nesta Unidade, estudaremos as ações individuais nos cuidados aos principais agravos à saúde bucal da criança, considerando fundamentais a consulta odontológica e as orientações multiprofissionais de saúde bucal.
Recomendamos que inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON LINE e realize as atividades de autoavaliação ao final de cada objeto de aprendizagem.
- Inicie a Unidade 5 assistindo ao vídeo - Clique aqui Arquivo
- Em seguida, acesse o conteúdo on-line da Unidade 5 Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 5 pode ser lido em PDF Documento PDF
|
| | 10 |
-
Nesta unidade, você terá oportunidade de estudar a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). Seus objetivos serão de relembrar os principais agravos à infância, seus fatores de risco e as ações específicas de enfermagem e as ações integradas à equipe de saúde.
Sugerimos que inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON LINE e realize as atividades de autoavaliação ao final de cada Objeto de Aprendizagem.
- Inicie a Unidade 6 acessando o conteúdo on-line Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 6 pode ser lido em PDF Documento PDF
-
Nesta Unidade, estudaremos os limites das ações da Atenção Básica de Saúde e a referência à atenção secundária e terciária de saúde bucal e contrareferência à saúde da criança.
Recomendamos que inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON LINE e realize as atividades de autoavaliação ao final de cada objeto de aprendizagem.
- Inicie a Unidade 6 acessando o conteúdo on-line Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 6 pode ser lido em PDF Documento PDF
-
Nesta Unidade, estudaremos as ações clínicas e os cuidados aos principais agravos à saúde da criança, em especial os problemas mais comuns no recém-nascido e lactente, os principais problemas infecciosos na criança e a terapêutica medicamentosa nas infeccções respiratórias agudas mais comuns da infância.
Recomendamos que inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON LINE e realize as atividades de autoavaliação ao final de cada objeto de aprendizagem.
- Inicie a unidade 6 acessando o conteúdo on-line Arquivo
- De maneira complementar o conteúdo da Unidade 6 pode ser lido em PDF Documento PDF
|
| | 11 |
|
| | 12 |
|
| | 13 |
Para avançarmos na avaliação do Módulo 5 – Saúde da Criança, é importante você recordar que a avaliação é entendida como um processo evolutivo e dialógico. Deste modo, a avaliação será realizada por meio de atividades relacionadas ao processo de reflexão vivenciado ao longo do módulo envolvendo o processo de trabalho e a assistência à Saúde da Criança.
Estão previstas as seguintes modalidades avaliativas:
- AUTO-AVALIAÇÃO : ao final de cada Objeto de Aprendizagem (OA) está proposto um exercício de reflexão e fixação do conteúdo estudado. Esta atividade avaliativa terá correção automática no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e não comporá os critérios de avaliação para fins de emissão de conceito dos módulos.
- FÓRUM DE CONTEÚDO : ao longo do Módulo será proposto um Fórum de Conteúdo com temas indicados e mediados pelos tutores. Essa atividade não será pontuada para fins de emissão do conceito final do módulo, porém a participação do especializando é obrigatória.
- AVALIAÇÃO DE MÓDULO : no decorrer do módulo, o especializando deve apresentar uma situação problema sobre saúde da criança oriunda de sua realidade, com proposta de intervenção justificada e baseada em literatura específica. A essa atividade avaliativa será atribuída nota, que valerá 40% da nota final do módulo. Clique aqui para ler as instruções da atividade. Lembre-se que ela poderá ser discutida com o tutor ao longo do módulo utilizando a ferramenta DIÁRIO, que está disponível abaixo. Clique aqui para verificar os critérios de avaliação da atividade.
|
| |
|