EaD-UFSC / UNA-SUS Universidade Federal de Santa Catarina

Friday, 19 April 2024, 01:47

Site: Moodle UNA-SUS/UFSC
Curso: Moodle UNA-SUS/UFSC (UNA-SUS)
Glossário: Perguntas Frequentes

E

: Quaisquer dúvidas de estudantes sobre o uso do Moodle UnA-SUS/UFSC devem ser sempre dirigidas aos tutores de polo. Caso o tutor necessite auxílio para respondê-las, cabe a ele buscar contato com os coordenadores de tutoria, AVEA e curso, conforme o caso.
: Os endereços eletrônicos dos estudantes no Moodle UnA-SUS/UFSC são mantidos em sincronia com os dados constantes no CAGR (sistema de controle acadêmico da graduação) e CAPG (sistema de controle acadêmico da pós-graduação). Assim, para alterá-los no Moodle UnA-SUS/UFSC, é necessário alterá-lo no sistema acadêmico correspondente, conforme o caso.

A alteração efetiva dos dados no Moodle UnA-SUS/UFSC será realizada na próxima sincronização de dados do Moodle UnA-SUS/UFSC com os sistemas acadêmicos.

Os estudantes podem alterar seu endereço eletrônico (email) via web em:
Em caso de dúvida, sugerimos contactar a coordenação do curso correspondente.
: Basta localizar o perfil do professor e clicar no botão "Enviar mensagem".

Uma das formas de localizar o perfil do professor é entrar numa turma ministrada por ele e procurar a caixa intitulada "Participantes". Nela selecione a função de professor no item "Função atual" e clique no nome do professor.
: Todos os estudantes regularmente matriculados via CAGR (Sistema Acadêmico da Graduação) ou CAPG (Sistema Acadêmico da Pós-Graduação) no período corrente são automaticamente inscritos no Moodle. Mas é necessário que seus dados cadastrados no CAGR ou CAPG estejam corretos, em particular o endereço eletrônico (email) que é obrigatório. Em caso de dúvidas sobre seus dados cadastrais, por favor consulte o CAGR/CAPG ou procure a coordenadoria de seu curso.

O "Nome de Usuário" para acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC é seu número de matrícula na UFSC. A senha de acesso é específica para acesso ao Moodle, ou seja, não é a mesma utilizada para acesso ao CAGR ou CAPG. Para obter ou alterar a senha de acesso, por favor veja a pergunta "Geral: como obtenho minha senha de acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC?".

G

: Os estudantes em geral têm permissão para criar tópicos nos fóruns, assim como para postar respostas, a exceção do 'Fórum de Notícias' o qual, em função de suas características, não permite tais operações a estudantes.

Os tipos de fóruns disponíveis no Moodle são:

Discussão simples - é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.

Fórum geral - é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.

Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico - cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidade. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.

Fórum Perguntas e Respostas - neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Depois disto pode também responder as mensagens do grupo. isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente.

: Quando um usuário (professor, estudantes, etc.) é cadastrado no Moodle UnA-SUS/UFSC, lhe é atribuída uma senha aleatória. Ou seja, a senha de acesso é diferente daquela utilizada em outros sistemas computacionais tais como CAGR e CAPG.

Para obter ou alterar sua senha, proceda como se você a tivesse esquecido, ou seja, siga as orientações contidas na página de acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC (http://unasus.moodle.ufsc.br/login), pressionando o botão "Sim, preciso de ajuda para acessar".

Nesta tela, preencha sua identificação de usuário (cpf ou matrícula, dependendo do caso) e clique no botão "OK". Após isto, o Moodle lhe enviará uma mensagem contendo uma URL no formato "http:// ..." que precisa ser visitada para confirmar o pedido de alteração de senha. Este passo visa garantir que de fato foi você mesmo que solicitou a alteração de senha, e não outra pessoa qualquer.

No corpo desta mensagem, clique sobre o texto desta URL (em geral é um texto escrito em azul ou sublinhado), fato que resultará na visualização de outra página na qual aparecerá uma mensagem indicando que uma nova mensagem contendo sua senha de acesso foi enviada para sua caixa postal. Nesta mesma tela há orientações para trocar esta senha para outra de sua preferência, se desejar.

Em alguns provedores a exemplo do TERRA (terra.com.br), ao clicar no texto citado acima pode ser que apareça uma tela de erro indicando que o endereço (URL) é inválido. Esta é uma falha do provedor, e não do Moodle. Nesta situação, sugerimos que você copie (ctrl-c) a URL e cole (ctrl-v) diretamente na barra de endereços de seu navegador. Isto deve bastar para resolver o problema.

Note que o recebimento destas mensagens pode demorar alguns instantes (coisa de minutos; uns 30 minutos não é incomum) pois há diversos fatores que podem gerar um retardo na entrega das mensagens, a exemplo de:
  • sobrecarga na rede;
  • sobrecarga no servidor de mensagens de seu provedor;
  • rejeição temporária em função da quantidade de mensagens enviadas pelo Moodle para usuários de provedores como Hotmail, Yahoo, etc.
Também pode acontecer destas mensagens serem indevidamente classificadas como "spam" ou como "lixo eletrônico" em seu provedor. Caso percebas uma demora demasiada no recebimento destas mensagens, sugerimos que verifiques se elas não foram postas numa destas categorias em seu provedor.

Se ao seguir este procedimento você não receber uma destas mensagens, sugerimos que repitas o procedimento desde seu início. Caso tenhas recebido somente a primeira mensagem a já tenhas confirmado o pedido de alteração de senha, não adianta clicar novamente nesta confirmação pois nesta situação o Moodle lhe apresentará uma mensagem de erro indicando que esta confirmação já foi realizada.


: Após identificar-se, procure a caixa intitulada "Administração do site" e clique no item "Relatórios". Há, ali, uma opção denominada "Permissões dos papéis" que dá acesso a um formulário no qual podem ser selecionados 1 ou mais papéis sobre os quais se deseja ver (comparativamente) as permissões.

Detalhes sobre a legenda e sobre o sistema de permissões de papéis do Moodle podem ser vistos na seção de "Tutoriais e Textos" da tela inicial do Moodle UnA-SUS/UFSC.
: Seguindo os passos descritos na pergunta "Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle UFSC", o Moodle lhe enviará por email sua nova senha. Como é o próprio sistema Moodle que gera a senha, é pouco provável que ela não funcione. Em geral esta falha ocorre numa das seguintes situações:
  • não foi observada a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;
  • está acionada a tecla de trava-maiúsculas (caps lock) que resulta na digitação exclusiva de letras maiúsculas;
  • faltou digitar algum caractere especial do tipo: ponto (.), ponto e vírgula (;), dois pontos (sorriso, etc;
  • confusão visual entre o número "um" (1) e a letra "ele" minúscula (l), ou entre o número "zero" (0) e a letra "o" maiúscula (O).
: Ao alterar seu perfil, observe que há alguns campos que precisam ser obrigatoriamente preenchidos (os que estão marcados com um asterisco), em particular o campo "Descrição" (um texto livre que procura descrevê-lo). Caso contrário, as alterações não serão salvas.

P

: Os endereços eletrônicos dos professores no Moodle UFSC são mantidos em sincronia com os dados constantes no CAGR (Sistema de Controle Acadêmico da Graduação), CAPG (Sistema de Controle Acadêmico da Pós-graduação) ou ADRH (Sistema de Administração de Recursos Humanos), conforme o caso. Assim, a sua atualização precisa ser feita diretamente num destes sistemas, sendo que a alteração efetiva no Moodle UFSC ocorrerá na próxima sincronização de dados do Moodle UFSC com o CAGR/CAPG.

Segue abaixo orientações para alteração de email em função da relação do professor com a UFSC:
  • professores de ensino superior do quadro efetivo da UFSC (incluindo os temporários): os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos respectivos departamentos;
  • professores externos (especiais) que atuem na graduação: os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos respectivos departamentos;
  • professores dos colégios (aplicação, agrícolas, etc.) que atuem na graduação: os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos departamentos;
  • professores dos colégios (aplicação, agrícolas, etc.) que atuem na pós-graduação: os dados são obtidos do ADRH, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas no setor de Recursos Humanos no andar térreo do prédio da Reitoria;
  • professores externos à UFSC que atuem na pós-graduação: os dados são obtidos do CAPG, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas na coordenadoria do respectivo programa de pós-graduação.
: O Moodle oferece ferramenta para realizar cópia de segurança (backup) e restauração desta cópia (ver opções "Backup" e "Restaurar" na caixa de Administração do curso Moodle). Sendo assim, sugere-se realizar backup do curso original e restaurá-lo no Moodle UnA-SUS/UFSC.
: Veja tutorial sobre como copiar contéudo de uma turma para outra.
: Todos os professores são automaticamente cadastrados no Moodle UFSC desde que seus dados cadastrais estejam corretos no CAGR ou CAPG, conforme o caso, em particular o endereço de email que é obrigatório. Em caso de dúvida, por favor dirija-se à secretaria de seu departamento para confirmar a correção de seus dados no CAGR, ou à secretaria de seu curso de pós-graduação para o caso do CAPG.

O "Nome de Usuário" para acesso ao Moodle UFSC é seu número de CPF . Para obter ou alterar a senha de acesso, por favor veja a pergunta "Geral: como obtenho minha senha de acesso ao Moodle UFSC".
: Ao término do período letivo, as notas finais dos estudantes registradas no Moodle UnA-SUS/UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostas para o CAGR. Para isto, as notais finais devem atender ao exposto na Resolução 017/CUN/97, ou seja, "graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco)". Há um tutorial "Agregando notas de provas e trabalhos" que mostra como atender esta resolução ao atribuir notas aos estudantes no Moodle UFSC.

Após transposição das notas finais para o CAGR, o próprio professor (caso tenha senha de acesso) ou o secretário do departamento correspondente pode imprimir a lista de aproveitamento diretamente no CAGR já com as notas impressas e pronta para ser assinada pelo professor. Busque orientações sobre isto na secretaria de seu departamento.

Para transpor as notas do Moodle UFSC para o CAGR, clique no item "Notas" da caixa de administração da turma. Na tela de "Relatório de Notas", selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções à esquerda logo abaixo do código de sua disciplina. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAGR. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez durante o período de digitação de notas registrado no CAGR.

No caso da turma ter sido agrupada junto com outras turmas, o procedimento é similar, devendo ser feito na turma afiliada propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a turma e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe caso não haja conteúdo nem notas registradas na turma afiliada. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, as notas são automaticamente buscadas no agrupamento.

Procure em seguida a secretaria de seu departamento para emitir a lista de aproveitamento e assiná-la.
: Ao término do período letivo, os conceitos finais dos estudantes registrados no Moodle UnA-SUS/UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostos para o CAPG. Para isto, os conceitos finais devem atender ao exposto na Resolução 010/CUN/97. Há um tutorial "Configurando conceitos para a pós-graduação" que mostra como atender esta resolução ao atribuir conceitos aos estudantes de pós-graduação no Moodle UFSC.

Para transpor os conceitos do Moodle UFSC para o CAPG, clique no item "Notas" da caixa de administração da turma. Na tela de "Relatório de Notas", selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções à esquerda logo abaixo do código de sua disciplina. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAPG. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez.

No caso da turma ter sido agrupada junto com outras turmas, o procedimento é similar, devendo ser feito na turma propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a turma e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe caso não haja conteúdo nem notas registradas na turma. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, elas são automaticamente buscadas no agrupamento.
: Em cada turma o Moodle disponibiliza automaticamente um "Fórum de Notícias" (http://docs.moodle.org/en/News_forum) especialmente dedicado a anúncios e notícias. Este fórum está disponível no topo da sessão central da página de cada turma. Seguem algumas informações sobre este fórum:
  • a configuração padrão deste fórum força todos os inscritos na turma a estarem subscritos no fórum, ou seja, que todos receberão via email as postagem neste fórum (a exceção são aqueles usuários que explicitamente optaram em seu perfil por não receber mensagens via email);
  • por padrão apenas os professores e estagiários de docência podem postar notícias neste fórum;
  • o mecanismo de grupos (visíveis e separados) está disponível neste fórum, fato que possibilita o encaminhamento de notícias a grupos específicos;
  • as notícias ficam publicadas no fórum podendo ser lidas/consultadas pelos inscritos em qualquer instante;
  • ao postar uma notícia há uma opção para enviar o email "agora". Se não for feita tal opção a mensagem demora cerca de 30 minutos para ser distribuída pois este é um tempo dado ao anunciante para alterar a notícia antes dela ser efetivamente distribuída.
: O Moodle possui todo um mecanismo que controla o que um usuário pode ou não pode fazer. Este controle baseia-se na atribuição de papéis. Assim, cada usuário pode fazer aquilo que lhe é permitido em função de seus papéis no ambiente. Uma visão geral sobre este mecanismo é descrito no texto: "Sistemas de Permissões e Resolução de Conflitos do Moodle 1.9".

No caso do Moodle UFSC, as permissões específicas de cada papel podem ser visualizadas no relatório de "Permissões dos papéis" disponível na caixa de "Administração do site" da área do usuário (Meu Moodle).
: Uma das possibilidades está relacionada à utilização da versão 6 do navegador MS Internet Explorer, o qual tem apresentado incompatibilidades com a interface do Moodle, especialmente nas operações de edição de conteúdo. Esta versão não é mais suportada pela Microsoft. Para os usuários de Windows, sugere-se atualizar o Internet Explorer para a versão 7 ou superior. Outra opção é utilizar outro navegador, como o Firefox.

Com certa frequência, isto também ocorre quando se cola textos copiados do MS-Word. Nesta operação, o MS-Windows inclui caracteres espúrios no texto, os quais geram incompatibilidades com recursos avançados do Moodle. Duas formas de resolver esta questão são:
  • desativar o uso de recursos avançados (AJAX and Javascript) no seu perfil;
  • limpar os caracteres espúrios adicionados pela operação de cópia e cola de texto do MS-Word.